Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1795
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Inconveniente e perigosa? : um estudo sobre a representação pública da população em situação de rua no caderno Zona Sul do jornal O Globo
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Mariana Schereiber
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Investiga a imagem da população em situação de rua na imprensa escrita com público de classes A e B. Os principais objetos de análise são os cadernos de bairro ― Copacabana, ― Ipanema e ― Botafogo, de 1985, e o caderno ― Zona Sul‖, de 2007, todos publicados pelo jornal ― O Globo‖ e que costumam retratar as pessoas que vivem nas ruas como um estorvo e uma ameaça para os moradores residenciais das áreas nobres do Rio de Janeiro. A partir da teoria do discurso de Michel Foucault e a de Luc Boltanski sobre a ―indignação unânime‖, investigou-se que recursos discursivos estão envolvidos na construção da imagem do pobre como algoz e da classe média, como vítima. Auxiliada pelas reflexões de Robert Castel e George Vigarello, buscou-se também mostrar como a indigência foi tratada e gerenciada ao longo dos séculos e quais os estereótipos têm sido utilizados para definir a população de rua. Nos cadernos de bairro de ― O Globo, este grupo costuma ser visto como sujo e violento, o que gera respostas majoritariamente repressivas à questão social. O estudo procura apontar, ainda, outras formas de discurso possíveis sobre o tema que, ao investigar com menos preconceito a realidade dessa população, humanizam as pessoas que estão nas ruas, sendo capazes de gerar medidas menos simplistas e mais democráticas que busquem superar este problema social.
Palavras-chave: Representatividade
Representações sociais
População
Jornal
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Mariana Schreiber. Inconveniente e perigosa? um estudo sobre a representação pública da população em situação de rua no caderno Zona Sul do jornal O Globo. 2008. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1795
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRIBEIRO.pdf581,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.