Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/180
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Arquitetura de bibliotecas públicas : representação social da Biblioteca Nacional, do Real Gabinete Português de Leitura e da Biblioteca Parque Estadual
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Jéssica Souza de
Tutor: Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Tutor : Ribeiro, Cláudio Rezende
Resumen: A arquitetura dos edifícios de bibliotecas públicas pode interferir no modo como os usuários as veem. Essa influência pode ser positiva, aproximando o usuário se o modelo arquitetônico for atrativo e causar uma curiosidade e conforto ao público, ou negativa, afastando-o, se aparentar o contrário. Algumas bibliotecas públicas históricas possuem peculiaridades em sua aparência e características arquitetônicas que as elitizam no imaginário popular e, assim, distanciam parte da população, impedindo a instituição de cumprir com seu principal dever: a disseminação da informação sem nenhuma distinção de público. O objetivo do presente trabalho é discutir se há influência exercida pelo estilo arquitetônico das bibliotecas públicas em seus usuários potenciais, considerando três bibliotecas públicas do Centro da Cidade do Rio de Janeiro: a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura e a Biblioteca Parque Estadual. É utilizada a teoria das representações sociais, com base no autor Moscovici, para refletir sobre a questão que se remete ao conhecimento originado pelo senso comum visando explicar teoricamente a maneira como o mesmo é construído, São abordados conceitos de Arquitetura e seus significados artísticos e sociais, são analisadas as funções da biblioteca pública baseadas no autor Almeida Junior. Buscou-se um entendimento do tipo de Arquitetura de cada uma das três bibliotecas citadas. Como resultados, foram apresentados relatos das observações feitas nas bibliotecas estudadas e elaborado um quadro diagnóstico de acordo com as funções das bibliotecas públicas apontadas por Almeida Junior, comparando-as com as três unidades de informação. Ao final, conclui-se que, apresar da preocupação em manter a história e a arquitetura de um local, algumas iniciativas podem ser tomadas para tornar a biblioteca mais aberta e atrativa.
Materia: Arquitetura
Biblioteca Pública
Biblioteca Nacional do Brasil
Real Gabinete Português de Leitura
Biblioteca Parque Estadual
Estilo arquitetônico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Jéssica Andrade - Arquitetura de Bibliotecas públicas.pdf2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.