Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1815
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O videoclipe no Brasil: uma análise do gênero nos canais de televisão por assinatura Multishow e MTV
Autor(es)/Inventor(es): Amorim, João Guilherme Barbosa de
Orientador: Santos, Suzy dos
Resumo: Análise sobre o cenário atual do videoclipe em meio à crise da indústria fonográfica provocada pelos novos padrões de consumo inaugurados pela popularização da Internet. Após um panorama histórico do videoclipe e dos veículos de comunicação analisados, MTV Brasil e Multishow, tenta-se avaliar a validade do videoclipe como objeto de divulgação musical e como conteúdo de programação dentro da televisão por assinatura brasileira. Essa análise é baseada tanto no histórico dos dois canais como em dados de veiculação de videoclipes e audiência dos mesmos.
Palavras-chave: Videoclipe
TV por assinatura
Gêneros televisivos
Multishow
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Jun-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AMORIM, João Guilherme Barbosa de. O videoclipe no Brasil: uma análise do gênero nos canais de televisão por assinatura Multishow e MTV. 2008. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAmorim.pdf510.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.