Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Paulo César-
dc.contributor.authorAragão, Ana Luiza Mesquita de-
dc.date.accessioned2017-04-24T19:24:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:40Z-
dc.date.issued2008-06-26-
dc.identifier.citationARAGÃO, Ana Luiza Mesquita de. A influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globo. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1817-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalpt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectPautapt_BR
dc.titleA influência do leitor sobre a produção do jornal impresso: a experiência da pauta no Extra, Expresso e O Globopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.description.resumoCom a popularização da internet, é cada vez maior o número de usuários que busca compartilhar suas opiniões através de sites, blogs, chats, fóruns. Este movimento pode ser detectado também através dos espaços abertos nas versões online dos jornais impressos para comentário de notícias ou mesmo através da possibilidade de envio de fotografias e textos por parte dos leitores, muitas vezes aproveitados nas versões impressas. O objetivo deste trabalho é, assim, mostrar que o crescente nível de participação dos leitores tem levado, aos poucos, a mudanças no processo de produção dos jornais, entre elas a pauta. Ou seja, a escolha dos temas da cobertura diária dos veículos passa a sofrer, cada vez mais, influência das sugestões dos leitores, como mostram os cadernos de bairro e a seção do consumidor. Para isso, a análise se detém nos jornais do grupo Infoglobo (“O Globo”, “Extra” e “Expresso”), mostrando como a pauta se transforma em veículos voltados a diferentes segmentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AAragão.pdf561.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.