Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1823
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A industrialização brasileira e o pensamento estruturalista no Brasil: um debate entre Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares
Autor(es)/Inventor(es): Meirelles, Joana Souza de
Orientador: Malta, Maria Mello de
Coorientador: Borja, Bruno Nogueira Ferreira
Resumo: Na década de 1960 ocorreram profundas transformações sociais, econômicas e políticas no Brasil. Após o auge da industrialização com os investimentos do Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek - na segunda metade dos anos cinqüenta - o país passou por um período de crise econômica com aceleração inflacionária. No campo político, viveu um golpe civil-militar que instaurou no Brasil uma ditadura sem precedentes. O novo governo, apesar de continuar desenvolvimentista, representou uma inflexão na política econômica, priorizando o crescimento econômico em detrimento da distribuição da renda. Assim, no final da mesma década, foram verificadas altas taxas de crescimento, durante o chamado “Milagre Econômico”, obtidas sob piora substancial da distribuição da renda. No âmbito internacional, o capitalismo atravessava os chamados “anos dourados”, nos quais este sistema obteve seus melhores resultados, sob um contexto de Guerra Fria com hegemonia norte-americana. O presente trabalho objetiva apresentar as contribuições de Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares à evolução do debate estruturalista no Brasil, particularmente aos referentes à industrialização brasileira, realizados prioritariamente nos anos 1960. Para tanto, será utilizado um método de História do Pensamento Econômico conforme proposto por Malta et Alii (2011). A opção pelos autores se justifica pela grande influência que ambos exerceram sobre o pensamento econômico brasileiro e, a opção pelo período, por se tratar de uma década rica em produção teórica, na qual a industrialização viveu um período decisivo em sua trajetória.
Palavras-chave: História econômica
Industrialização
Crise econômica
Inflação
Política econômica
Distribuição de renda
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSMeirelles.pdf397.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.