Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1835
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os agentes do espaço urbano e os instrumentos de urbanização: estudo de caso da operação urbana Faria Lima no município de São Paulo
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Rodrigo Abbês Baêta
Tutor: Homsy, Nelson Chalfun
Resumen: Analisa a atuação do Poder Público em parceria com o setor privado na gestão do espaço urbano, utilizando como exemplo a Operação Urbana Consorciada Faria Lima em São Paulo. Estuda-se a dinâmica do espaço urbano e os diferentes agentes que nele atuam de maneira a identificar a complexidade envolvida em suas relações. Através disso, evidencia-se necessidade de associação entre os diversos envolvidos no mercado imobiliário, como a sociedade, os empreendedores capitalistas e o Estado na construção do espaço urbano e na elaboração de um planejamento urbano para as cidades. A Operação Urbana Consorciada Faria Lima consiste na concessão, por parte do Estado, de direitos adicionais de construção além do limite pré-estabelecido pela Lei de Zoneamento da cidade de São Paulo para o setor privado, através dos instrumentos de outorga onerosa e Certificados de Potencial Adicional de Construção. Desta maneira o Poder Público é capaz de financiar os investimentos em infra-estrutura urbana, pois as outorgas e certificados geralmente tem contrapartida em dinheiro, e de gerir os usos, ocupações e densidades de determinadas regiões de São Paulo, através de planejamento urbano pré-estabelecido.
Materia: Mercado imobiliário
Gestão do espaço urbano
Operação Urbana Consorciada Faria Lima
Certificados de Potencial Adicional de Construção
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RABNeves.pdf880.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.