Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1846
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Roms Sinti e Calons: efeitos da mídia sobre a identidade dos chamados ciganos
Autor(es)/Inventor(es): Migowski, Juliana Fernandes
Tutor: ElHajji, Mohammed
Resumen: Discute a idéia de ciganidade, evidenciando que a noção não se refere a um conjunto monolítico ou homogêneo de hábitos, costumes e práticas simbólicas, mas, antes, serve como designação genérica para um verdadeiro "mosaico cultural" composto por uma variedade de grupos étnicos. Em meio à diversidade, o que une Roms, Sinti e Calons, os chamados ciganos, é uma história de séculos de perseguição e preconceito – o que gerou a necessidade de produção de um quadro simbólico que fundamentasse a solidariedade entre eles. O trabalho aborda o papel da mídia na produção e perpetuação das imagens anticiganas e, por outro lado, analisa de que forma os meios de comunicação podem servir como instrumentos de mobilização desta comunidade, a partir dos princípios da comunicação comunitária.
Materia: Mídia
Identidade
Ciganos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MIGOWSKI, Juliana Fernandes. Roms, Sinti e Calons: efeitos da mídia sobre a identidade dos chamados ciganos. 2008. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JMIGOWSKI.pdf419.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.