Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1857
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dc.contributor.advisorVillaça, Nizia Maria Souza-
dc.contributor.authorChmielewski, Lara Martins Costa-
dc.date.accessioned2017-04-27T18:44:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:50Z-
dc.date.issued2008-12-03-
dc.identifier.citationCHMIELEWSKI, Lara Martins Costa. Consumo e comunicação: os significados simbólicos do consumo na contemporaneidade. 2008. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1857-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.titleConsumo e comunicação: os significados simbólicos na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4141738725910147pt_BR
dc.description.resumoEstuda a crescente importância que o consumo adquiriu na contemporaneidade. Muito mais do que o valor de uso, os bens de consumo assumiram inúmeros significados simbólicos: poder, status, sedução, comunicação, cidadania, consciência, expressão, manifesto, identidade ... são apenas alguns dos sentidos abordados nesta monografia. No universo dominado pelas leis de mercado, os corpos são transformados em objetos de consumo e os indivíduos investem em seu capital-cultural-corporal. As marcas resumem em si os significados transmitidos pelos objetos que as estampam e colaboram para o seu processo de "fetichização". Neste contexto, os meios de comunicação tiveram importância fundamental para a divulgação e a produção dos significados simbólicos do consumo. Assim, o consumo, seus objetos, os corpos e a moda participam dos processos de subjetivação dos seres humanos e acabam funcionando também como meios de comunicação. Este quadro é fruto da sociedade e, por isso, cada indivíduo deve ter consciência de sua responsabilidade na construção dessa realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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