Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1862
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A manipulação da informação e a geração 68
Autor(es)/Inventor(es): Santiago, Maria Cecília Leão
Tutor: Kuperman, Priscila de Siqueira
Resumen: Esta monografia torna-se um exercício pela luta do não esquecimento de uma época em que os jovens, acima de tudo, acreditavam no futuro e na capacidade humana de transformação da realidade social. Os jovens de 68 abriram caminhos para um país democrático e livre das torturas físicas e psicológicas praticadas pelos governos ditatoriais. E por fazer questão de lembrar dessas pessoas, as quais lutaram por melhorias sociais, a aluna aliou-se aos fatos históricos realizando uma transdisciplinariedade. Para alcançar uma reflexão sobre o que levou uma geração ser tão combativa, foi preciso também analisar os acontecimentos políticos que antecederam a 1968. O que faria jovens serem tão dispostos a dar própria vida pela revolução? O trabalho esclarece os impasses que, tanto a grande mídia, quanto a mídia alternativa, tiveram que enfrentar durante o período militar. São relatados os métodos de censura, as arbitrariedades através de perseguições e prisões de jornalistas, e as medidas de controle que iam além das auditorias financeiras. Foi analisado o posicionamento do jornal O Globo, a partir da leitura de matérias dos anos de 1968 e 1969. Dessa forma, foi possível compreender o papel da mídia na elaboração de uma realidade e, sobretudo, o seu papel na construção da memória social.
Materia: Ditadura militar
Jovens
O Globo (jornal)
Memória social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTIAGO, Maria Cecilia Leão. A manipulação da informação e a geração 68. 122 f. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSANTIAGO.pdf720.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.