Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/187
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação de critérios de seleção de software especializado para automação de unidades de informação: estudo comparativo entre os softwares Sophia, Pergamum, Alexandria, Aleph e Biblivre
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Jéssica Ferreira
Orientador: Sá, Maria Irene da Fonseca e
Resumo: O trabalho aborda a implantação dos softwares de automação: Sophia, Pergamum, Alexandria, Aleph e Biblivre em unidades de informação, visando identificar quais são os benefícios que eles apresentam para a instituição e a motivação para a escolha. Tem por objeto identificar e avaliar os resultados na automação das bibliotecas selecionadas, com a implantação do software respectivo. A intenção é averiguar a importância das tecnologias de informação e comunicação em bibliotecas para oferecer serviços e produtos eficazes aos usuários, além de ressaltar o impacto das redes de computadores para o armazenamento, processamento e a disseminação das informações. Foi disponibilizado um questionário para avaliar as características técnicas dos softwares, bem como os benefícios advindos dos respectivos usos para as instituições. As informação foram obtidas pela coleta dos dados observados pelos participantes, buscando sempre enfatizar a importância da capacitação do bibliotecário e dos benefícios trazidos pelo software.
Palavras-chave: Softwares
Seleção
Unidades de Informação
Automação
Biblioteca
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/187
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSantos.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.