Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1888
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O processo interativo com o corpo discente de construção de um livro didático para a disciplina Currículo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Aline Cristina dos Santos
Orientador: Cunha, Regina Céli Oliveira da
Resumo: Estudo de caso de cunho quase etnográfico realizado com o corpo discente que cursou a disciplina Currículo no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram investigadas cinco turmas dos turnos vespertino e noturno dos períodos de 2014.2 até 2016.2, perfazendo um universo de 140 alunos. A amostra efetivamente investigada foi de 62 sujeitos que se dispuseram responder a um questionário com questões abertas e fechadas. Também foi entrevistada outra professora da disciplina Currículo que atuava no turno matutino, assim como realizada uma análise documental do fluxograma do curso, da ementa da disciplina, do plano de curso da mesma e anotações pessoais constantes de meu diário de campo realizado durante a pesquisa. O objetivo do estudo foi o de investigar como estes alunos perceberam sua participação interativa no processo de construção de um livro didático para a disciplina Currículo. A justificativa da pesquisa está apoiada no fato de os alunos estarem com a expectativa de aprender a planejar currículos sem que tivessem feito uma discussão mais sólida sobre o que currículo significa. Partindo do pressuposto que aprender a planejar currículos sem discutir os aspectos epistemológicos do que significa o conhecimento escolar é complexo em termos políticos, a professora decidiu solicitar à turma um trabalho interativo para a construção de um livro que discutisse de modo sistemático esta questão, partindo das dificuldades e sugestões apresentadas ao longo do processo pelo corpo discente. Neste sentido o quadro teórico está basicamente apoiado nos textos da professora (Cunha, 2016) produzidos ao longo do período. Os resultados indicaram que a participação dos alunos pode ser categorizada em três grupos: (1) aqueles que tiveram uma participação expressiva, realizando contribuições que enriqueceram o livro; (2) aqueles que participaram, mas evidenciaram grande dificuldade de leitura e compreensão relacional do que estava sendo discutido, e que enriqueceram o livro no sentido de tentar torná-lo mais dialógico com estas dificuldades concretas; (3) aqueles que tiveram uma participação pouco expressiva. Em suma, a pesquisa indicou que discutir o que é currículo nos Cursos de Pedagogia com um enfoque relacional é uma tarefa acadêmica muito complexa e que é necessário um livro didático escrito com a finalidade de sistematizar esta discussão para tentar dar suporte ao professor.
Palavras-chave: Currículos e programas
Livro didático
Pedagogia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Ana Cristina dos Santos. O processo interativo com o corpo discente de construção de um livro didático para a disciplina Currículo. 2017. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSSilva.pdf861.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.