Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1910
Tipo: Relatório
Título: A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Carla Verônica
Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de
Motta, Cláudia Lage Rebello da
Resumo: Este trabalho visa consolidar o estudo teórico do Professor Franco Lo Presti Seminério que, através de suas experiências no campo teórico e prático, busca responder suas questões em seu estudo sobre cognição, indo além das proposições de Piaget, Bandura, Bruner e Flavell. A essência do trabalho de Seminério reside na intervenção psicopedagógica sobre a cognição na infância, "pela qual seria impossível fazer algo que não fosse esperar o desenvolvimento interno, espontâneo e livre de cada criança. Verificamos que é perfeitamente possível uma intervenção desde que não seja repetindo ou dando conteúdos já acabados, mas regras para que a criança possa elaborar e chegar aos conteúdos de que necessita" (Seminério, 2000). Além disso, evidencia a importância do educador situar-se como incentivador e instigador do saber da criança, exigindo deste profissional uma formação diferenciada para aplicação da técnica de Elaboração Dirigida. Seminério almeja que sua nova abordagem pedagógica produza uma Revolução Cognitiva, e para tal concentra seus esforços rumo a uma mudança social que veicula um desenvolvimento intelectual mais eficaz e centrado nas relações interpessoais. Aqui inicia-se o desafio de reunir coletivamente os esforços de análise da bibliografia de Seminério realizado pelos alunos pesquisadores do curso de Pós-Graduação e Mestrado na linha de Informática Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também participantes da turma de Neuropedagogia I, do ano de 2009. Sob a forma de um grande compêndio, são apresentados o cunho social, político e prático da proposta metaprocessual de Seminério, trazendo o arcabouço teórico por ele utilizado, dentro da perspectiva cognitiva. A título de preservar a originalidade dos estudos e oferecer releituras de um mesmo tema sobre varias perspectivas, mantivemos os textos sob a forma de bricolagem com o objetivo de oferecer ao leitor não somente conteúdo, mas a forma de pensar dos participantes.
Palavras-chave: Psicologia cognitiva
Metacognição
Teoria da aprendizagem
Neuropedagogia
Cognitive psychology
Metacognition
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Departamento: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório técnico NCE
Número: 0409
Data de publicação: 31-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARQUES, C. V.; OLIVEIRA, C. E. T. ; MOTTA, C. L. R. da. A revolução cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 88 p. (Relatório Técnico, 04/09)
URI: http://hdl.handle.net/11422/1910
Aparece nas coleções:Relatórios Técnicos e de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
04_09_000722441.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.