Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1948
Especie: Relatório
Título : Do behavorismo ao processo da informação
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Adriana Benevides
Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha
Resumen: Este trabalho tem o objetivo de percorrer historicamente as teorias da aprendizagem a partir do comportamentalismo até o processamento da informação para que se possa compreender como passamos do entendimento de uma aprendizagem estritamente manipulada externamente por contingências e associações de estímulos a uma abordagem que resgata a subjetividade de maneira controlada oferecendo uma explicação mentalista a questão da aprendizagem preservando, entretanto o rigor metodológico iniciado na psicologia pelo condutismo. Ressalta-se também neste trabalho as contribuições da Psicologia Cognitiva de Piaget e da noção de representação enfatizada neste momento assim como os resultados empíricos dos teóricos precursores do tratamento da informação que muito contribuíram para refocalizar a atenção dos psicólogos e cientistas afins para os processos constituidores do percurso mental; da codificação à recuperação da informação.
Materia: Aprendizagem
Processamento da informação
Psicologia cognitiva
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Es parte de: Relatório técnico NCE
Número: 0403
Fecha de publicación: 31-dic-2003
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOARES, A. B. ; CORRÊA, C. P. Q. Do Behavorismo ao processo da informação. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2003. 40 p. (Relatório Técnico, 04/03)
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
04_03_000613511.pdf376.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.