Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1959
Especie: Relatório
Título : O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica
Autor(es)/Inventor(es): Alves, George de Souza
Sampaio, Fábio Ferrentini
Resumen: Apresenta as principais idéias discutidas numa monografia desenvolvida na cadeira de Informática e Educação do Mestrado em Informática na Educação do IM-NCE/UFRJ. Ele aborda a necessidade de se enfatizar temas relacionados à geometria euclidiana nas aulas de matemática do ensino fundamental e médio, apresentando o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele como um guia de aprendizagem e um instrumento de avaliação das competências geométricas de estudantes. A partir das idéias de Van Hiele e de testes elaborados pela equipe de Matemática do Projeto Fundão/UFRJ, foi realizado um estudo quantitativo sobre o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico com alunos concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública da cidade do Rio de Janeiro. Nas conclusões, é apresentada uma exposição sobre possíveis contribuições dos softwares de geometria dinâmica ao modelo de Van Hiele.
Materia: Geometria dinâmica
Pensamento geométrico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Es parte de: Relatório Técnico NCE
Número: 2002
Fecha de publicación: 31-dic-2002
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALVES, G. S.; SAMPAIO, F. F. O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 20/02)
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
20_02_000613432.pdf209.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.