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dc.contributor.authorAlves, George de Souza-
dc.contributor.authorSoares, Adriana Benevides-
dc.contributor.authorLima, Cabral-
dc.date.accessioned2017-05-12T12:18:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:57Z-
dc.date.issued2002-12-31-
dc.identifier.citationAlves, G. de S. ; Soares, A. B. ; Lima, C. Uma introdução ao estudo dos poliedros com o uso do computador. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 19/02)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1960-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório Técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoliedrospt_BR
dc.subjectGeometrial espacialpt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titleUma introdução ao estudo dos poliedros com o uso do computadorpt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoApresenta uma proposta didática alternativa de introdução à geometria espacial, principalmente aos poliedros, através do uso do computador. O software utilizado foi Poly. Este programa permite o reconhecimento e análise dos diferentes poliedros, através da manipulação das figuras em suas variadas representações: as imagens tridimensionais, as planificações e as incrustações topológicas no plano. Um objetivo importante é o de mostrar ao aluno uma gama de figuras poliédricas, facilitando, por consequência, o processo de visualização. As atividades de ensino elaboradas foram aplicadas em turmas concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública situada na cidade do Rio de Janeiro. A partir da experiência realizada, são discutidos alguns fatores educacionais e tecnológicos que impulsionaram a facilidade da compreensão de conceitos de poliedros, faces, arestas e vértices. As atividades elaboradas também mostram os aspectos fundamentais dos processos de generalização e construção de relações matemáticas, tal como a relação de Euler (V + F = A + 2). O uso do computador, com ferramenta de ensino, apresentou vantagens em relação à metodologia tradicional, tal com a simplificação de observação de figuras de difícil construção pelo professor. Isto resultou numa melhoria para a compreensão dos conceitos abordados e representação mental das figuras poliédricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.citation.issue1902pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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