Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Cabral-
dc.contributor.authorArisa, Cintia-
dc.contributor.authorGandra, Henrique-
dc.contributor.authorCosta, Macário-
dc.date.accessioned2017-05-12T12:34:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:57Z-
dc.date.issued2002-12-31-
dc.identifier.citationLIMA, C. et al. Um survol sobre teorias de aprendizagem: modelos dinâmicos de plataformas de EAD. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 14 p. (Relatório Técnico, 13/02)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1964-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório Técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPlataformas computacionais para ensino à distânciapt_BR
dc.titleUm survol sobre teorias de aprendizagem: modelos dinâmicos de plataformas de EADpt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoEnfoca o design e a implementação de plataformas destinadas ao ensino a distância. O ensino remoto é cada vez mais utilizado, considerando que sua aplicação possui inúmeras vantagens, como a democratização do acesso ao ensino pela eliminação das barreiras de tempo e distância. Projetistas de ambientes computacionais nem sempre levam em consideração aspectos pedagógicos, público alvo e teorias de aprendizagem. Pesquisas científicas aplicadas às salas de aula presenciais são baseadas nas teorias educacionais, mas muito pouco concerne a aplicação dessas teorias em plataformas computacionais para cursos a distância. Neste artigo, apresentamos diretivas para elaboração de ambientes computacionais para aprendizagem a distância, cujos recursos tecnológicos estejam apoiados nas teorias educacionais. Analisamos as funcionalidades encontradas em algumas plataformas e sugerimos ferramentas suplementares que possam minimizar as dificuldades inerentes ao ensino a distância apoiado por computador, visando um maior aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis e tornando o aprendizado mais produtivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.citation.issue1302pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13_02_000613398.pdf885.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.