Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/196
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade.
Autor(es)/Inventor(es): Sidaco, Flávia Musa
Tutor: Herschmann, Micael
Resumen: Esse estudo consiste em uma reflexão sobre os processos comunicacionais e a construção/re-construção de identidades contemporâneas a partir da investigação da lógica da televisão na articulação dos fluxos de sentido. O elemento central neste estudo é o ser humano, e nesse sentido buscou-se explorar o papel do telespectador/consumidor/cidadão como co-produtor semântico na logística de sentido. Através da lógica social do consumo e dos estudos de recepção desenvolvidos na América Latina nos últimos anos, buscou-se um caminho para entender o que está ocorrendo com os sujeitos pós-modernos no processo de negociação pela legitimidade de um multiculturalismo na sociedade brasileira. No presente estudo o consumo foi estudado como “o conjunto de processos sociais de apropriação de produtos”, conforme a concepção proposta por García Canclini. Neste contexto a telenovela foi estudada como um produto híbrido, ou seja, como um produto cultural que articula elementos multiculturais para expressar a cultura nacional estetizada.
Materia: Consumo
Mídia
Audiovisual
Telenovela
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2004
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SIDACO, Flávia Musa. Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-modernidade. 2004. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mídia, consumo e co-producao A.pdfMidia, consumo e telenovela1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.