Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1979
Tipo: Relatório
Título: Análise de estratégias de cooperação entre agentes estratégicos em mercados competitivos: uma análise analítica em um caso estático
Autor(es)/Inventor(es): Barroso, Luiz Augusto Nobrega
Fampa, Márcia Helena Costa
Resumo: Em mercados competitivos os agentes comportam-se de maneira estratégica a realizar ofertas de quantidades de seus produtos de maneira a afetar o preço do sistema e consequentemente maximizar seus lucros, ou seja, exercer poder de mercado. Este trabalho procura analisar analiticamente, através de um modelo de equilíbrio de Nash-Cournot, estratégias de cooperação entre agentes estratégicos (ou “price makers”) em mercados competitivos. Será mostrado de forma analítica, em um caso estático, a motivação e os riscos envolvidos quando dois (ou mais) agentes decidem cooperar em suas decisões de produção de forma a maximizar seus lucros individuais através da cooperação.
Palavras-chave: Teoria dos Jogos
Equlibrio de Nash-Cournot
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Departamento: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Número: 1400
Data de publicação: 31-Dez-2000
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARROSO, L. A. N. ; FAMPA, M. H. C. Análise de estratégias de cooperação entre agentes estratégicos em mercados competitivos: uma análise analítica em um caso estático. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2000. 15 p. (Relatório Técnico, 14/00)
URI: http://hdl.handle.net/11422/1979
Aparece nas coleções:Relatórios Técnicos e de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
14_00_000612811.pdf159,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.