Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1987
Tipo: Relatório
Título: Um tutorial inteligente para o ensino de estruturas de dados e seus algoritmos
Autor(es)/Inventor(es): Arisa, Cíntia
Lima, Cabral
Resumo: O aprendizado de um savoir-faire pode ser considerado uma atividade não trivial. Em processos de educação a distância existe uma complexidade adicional devido à dicotomia tempo/espaço permeada nas atividades de ensino e aprendizagem, adicionada à necessidade de utilização apropriada das novas tecnologias. As ferramentas tecnológicas estão usualmente agrupadas em plataformas, normalmente projetadas e implementadas para atender a alguns requisitos básicos (disponibilizar material instrucional, comunicar síncrona e assincronamente etc). Infelizmente, em projetos desse tipo de plataforma, os aspectos tecnológicos têm recebido mais atenção do que a própria aquisição de conhecimentos ou o uso de estratégias de ensino. Neste trabalho, descrevemos um sistema tutorial inteligente, destinado ao ensino à distância de estruturas de dados e seus algoritmos correlacionados. A compreensão dos estudantes nessa área da Ciência da Computação depende de uma integração fina entre visualização dinâmica e raciocínio lógico. O sistema objetiva prover facilidades para a aprendizagem, via uso dinâmico de operadores contextuais, utilizando técnicas oriundas da inteligência computacional e do paradigma de orientação a objetos. Ressaltamos também a possibilidade de utilização em cursos presenciais, visando a liberação do professor das tarefas repetitivas de ilustração gráfica.
Palavras-chave: Educação a distância
Sistemas tutoriais inteligentes
Estrutura de dados
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Unidade produtora: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Número: 1802
Data de publicação: 30-Dez-2002
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARISA, C.; LIMA, C. Um tutorial inteligente para o ensino de estruturas de dados e seus algoritmos. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 18/02)
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
18_02_000613404.pdf652.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.