Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/198
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: 80 anos do rádio no Brasil: o papel educativo/cultural da Rádio MEC.
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Demarie Henriques da
Orientador: Barbosa, Fernando Antônio Mansur
Resumo: O Rádio no Brasil com seus 80 anos. O rádio que teve seu auge na década de 40, que contribuiu para difundir a educação e a cultura do nosso país. O rádio com uma missão muito importante que é a inclusão social através da educação. A Rádio MEC que é a pioneira na história do rádio brasileiro e que é um sinônimo de resistência, por conseguir resistir a avalanche do populismo radiofônico oriundo do rádio comercial. O objetivo deste trabalho é apresentar não só a história do rádio no Brasil, mas observar também a programação da Rádio MEC. Se ela está preocupada com sua audiência, se está voltada para a questão da educação, da cultura e da informação de boa qualidade. Se está contribuindo para o desenvolvimento do cidadão e do País. e cumprindo seu papel educativo-cultural. O antropólogo Roquette-Pinto, um homem à frente de seu tempo, com ideais de educar e difundir cultura para o povo brasileiro. Como ele mesmo disse: “ O rádio é capaz de levar a cada canto um pouco de educação, de ensino e de alegria”. Quais as mudanças adotadas em face dessa modernização, desse mercado competitivo e dessas mudanças de Governos. Como um meio de difundir educação e cultura vem sendo discutido e adaptado para o novo modelo de rádio hoje no Brasil. O Rádio, que sempre foi e é o veículo mais democrático dos meios de comunicação, capaz de oferecer educação e saber a muitos que não tem espaço nas escolas, capaz de mudar comportamentos e hábitos, de promover a difusão da cultura. E, além de tudo, ser companheiro nas horas de solidão. Vivendo, ontem e hoje, fases áureas na radiofonia brasileira, a Rádio MEC completa, este ano, 68 anos levando entretenimento através da cultura. E uma de suas das tarefas é valorizar o homem pelos cuidados da educação e do seu aprimoramento espiritual, lutando contra a ignorância que é aliada da miséria e da opressão.
Palavras-chave: Rádio MEC
Rádio na educação
Radiojornalismo
Roquette Pinto, Edgard
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Nov-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Demarie Henriqques da. 80 anos do rádio no Brasil: o papel educativo-cultural da Rádio MEC . 2004. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA DEMARIE HENRIQUES.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.