Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1996
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A experiência do Gás natural veicular no Brasil: análise dos efeitos de políticas de incentivos
Author(s)/Inventor(s): Morais, Rafaela Cancella
Advisor: Almeida, Edmar Luiz Fagundes de
Co-advisor: Losekann, Luciano Dias
Abstract: O gás natural é formado quimicamente por uma mistura de hidrocarbonetos leves, que pode ser associada ou não ao petróleo. Quando utilizado como combustível automotivo, recebendo a denominação Gás Natural Veicular (GNV) apresenta vantagens ambientais e econômicas quando comparado aos seus concorrentes, gasolina e etanol hidratado. O GNV emite menos gás carbônico e, praticamente, nenhum componente particulado nem enxofre, o que justifica sua promoção por meio de políticas públicas. O preço relativo é favorável e a recuperação do investimento de conversão do veículo para GNV é proporcional à distância percorrida. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar a decisão de consumo de GNV e o impacto de políticas públicas de incentivo ao consumo. O primeiro capítulo apresenta a teoria microeconômica sobre preferências dos consumidores e classificação dos bens, instrumental do fluxo de caixa e indicadores de atratividade do investimento e uma visão sobre a evolução da frota brasileira e perspectivas futuras.
Keywords: Gás Natural Veicular
Políticas públicas
Teoria microeconômica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCMorais.pdf810.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.