Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2015
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Implicações da atuação do Estado na promoção de assimetrias empresariais: algumas contradições oriundas do reconhecimento da propriedade industrial
Autor(es)/Inventor(es): Jesus, Hugo Leonardo de
Tutor: Cruz Filho, Murillo Florindo
Resumen: Este trabalho consiste em uma abordagem da Microeconomia mainstream (com seu pilar sendo a estrutura perfeitamente concorrencial) a partir do ponto de vista do Diagrama-Matriz A/N de Cruz (2003). Através dele pretende-se demonstrar, primeiramente, a completa incompatibilidade dos cânones da Concorrência Perfeita com os requisitos mínimos de suporte à perpetuação da empresa como a conhecemos hoje. Examinar o Diagrama-Matriz evidenciará um destacado papel do Estado na promoção de assimetrias empresariais, recursos dos quais os empreendimentos se utilizam na tentativa de assegurar retornos sustentáveis ao longo do tempo, garantindo sua sobrevivência num ambiente em que a restrição da concorrência é – e não poderia deixar de ser – a norma. Este papel do Estado permitirá derivar algumas contradições, incoerências presentes no discurso dominante, tanto por parte dos Estados Nacionais que em grande medida servem de base para a aplicação de medidas norteadas por este discurso, como também por parte dos economistas que ignoram e demonizam categorias analíticas responsáveis por fundar o Capitalismo que julgam ter como objeto de estudo.
Materia: Assimetrias empresariais
Diagrama matriz
Propriedade industrial
Estados nacionais
Microeconomia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HLJesus.pdf241.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.