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dc.contributor.advisorRefkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.authorAlves, Bernardo Veiga de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-05-17T19:31:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:59Z-
dc.date.issued2008-12-03-
dc.identifier.citationALVES, Bernardo Veiga de Oliveira. Comunicação e tradição em Bento XVI. 2008. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2021-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectCultura localpt_BR
dc.titleComunicação e tradição em Bento XVIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.contributor.referee1Ouriques, Evandro Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9548498834591852pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.description.resumoIinvestiga a comunicação do papa Bento XVI. Inicia-se com o esclarecimento do que é a comunicação religiosa. Depois, analisa-se brevemente a biografia de Bento XVI, e explora-se o porquê da sua tendência a ser mais agostiniano e menos tomista. Em seguida, trata-se do tema sobre a liturgia católica e a sua relação com a tradição da Igreja de Roma. Investiga-se também a relação do papa com a teologia da Libertação, sobretudo com o estudo de caso do embate entre a doutrina de Roma e o que defendia o teólogo Leonardo Boff. Por fim, estuda-se a visão de Bento XVI sobre o diálogo inter-religioso. Propõem-se três formas de comunicação utilizadas pela Igreja católica: “seja cristão, ou morra como um herege”, “seja cristão, ou vá para o inferno” e “seja católico e seja feliz” e vê-se que o papa defende a última. Analisa-se também a oração multirreligiosa e o diálogo doutrinário entre as religiões e encontra-se em Bento XVI três condições para este diálogo e também as suas três finalidades. Conclui-se com um estudo de caso da relação do pensamento de Bento XVI com o pensador medieval Raimundo Lúlio, o que mostra a relevância de uma maior investigação da história da comunicação religiosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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