Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2051
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da instrução 70 da SUMOC para o desenvolvimento industrial brasileiro durante o segundo Governo Vargas (1951-1954)
Autor(es)/Inventor(es): Markoski, Alexandre Silva
Orientador: Freitas Filho, Almir Pita
Resumo: O início dos anos 50 foi marcado pelo retorno de Getúlio Vargas ao poder e retomada de seu projeto nacional desenvolvimentista. Principalmente com relação ao desenvolvimento industrial ainda pequeno no Brasil, além de muito dependente da importação de insumos e bens de capital. A Crise de 1953 no Brasil consistiu num período de escassez de divisas cambiais impossibilitando a importação de máquinas e matérias-primas indispensáveis para a manutenção da produção industrial brasileira. Com o intuito de solucionar esse problema e dar um maior estimulo ao desenvolvimento da indústria brasileira, foram feitas mudanças significativas no sistema cambial brasileiro, através da Instrução 70 da SUMOC. Nesse sentido, a política cambial da SUMOC, através da Instrução 70, funcionou como instrumento eficiente para o desenvolvimento industrial nacional durante o Segundo Governo Vargas (1951-54).
Palavras-chave: Governo Vargas
Superintendência da Moeda e do Crédito
Desenvolvimento industrial
Política cambial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASMarkoski.pdf305.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.