Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2055
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O incremento do comércio global e os efeitos gerados no mercado de trabalho brasileiro: os impactos das importações e exportações chinesas na indústria de calçados
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Elen Castilho
Orientador: Saboia, João Luiz Maurity
Resumo: Analisa o efeito do aumento da competição chinesa e a conseqüente perda de mercado pela indústria brasileira, tendo como foco a indústria de calçados, por ser intensiva em mão-de-obra e ter grande tradição no Brasil. A abertura comercial promovida pelo Brasil e outros países na década de noventa transformou a economia mundial, facilitando as trocas e intercâmbio entre nações. As mercadorias nacionais passaram a competir no mercado interno brasileiro com produtos importados, sem as proteções antes existentes. As empresas nacionais passaram a competir com base em condições macroeconômicas tais como: taxa de câmbio, custos de capital, carga tributária, entre outros custos de transação presentes na economia brasileira, com empresas que possuem custos diferentes, sendo esses muito inferiores em países como a China, gerando um padrão de competição desigual entre as economias. O estudo busca entender como essas relações comerciais com países populosos, como a China, afeta o mercado de trabalho brasileiro. O efeito das importações no comportamento da indústria nacional de calçados e sua relação com o mercado de trabalho e ao consumo desses bens. Observa-se uma forte relação entre a concorrência internacional e nacional e a capacidade de manutenção e expansão das indústrias, dependentes fortemente da regulação interna para garantir o equilíbrio na concorrência nacional e internacional. A análise indica que o efeito da abertura econômica e do chamado “custo Brasil” têm relação direta com a manutenção e expansão do nível de emprego na indústria.
Palavras-chave: Indústria de calçados
Taxa de câmbio
Comércio internacional
Impacto econômico
Mercado de trabalho
Importação
Exportação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2055
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECLima.pdf872,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.