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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O consumo de luxo nas teorias heterodoxas do desenvolvimento econômico
Autor(es)/Inventor(es): Mazzi, Caio Torres
Orientador: Serrano, Franklin Leon Peres
Resumo: Discuti o papel desempenhado pelo “consumo de luxo” no desenvolvimento econômico, através da análise de algumas teorias heterodoxas selecionadas. O objetivo principal aqui será mostrar que a ideia recorrente de se atribuir ao consumo de luxo, a partir de restrições internas, a causa para o baixo crescimento e/ou absorção de mão-de-obra na periferia, que no estruturalismo latino-americano são exatamente os problemas mais importantes, em geral requer o apelo a hipóteses altamente criticáveis e, entre elas, à lei de Say. No primeiro capítulo serão feitas as análises daquelas teorias em que o consumo de luxo interage diretamente com os investimentos, produzindo efeitos sobre o crescimento e, por vezes, sobre a inflação. No segundo capítulo, o mais breve, será feita uma análise da interessante teoria de Ragnar Nurkse sobre a relação entre consumo de luxo e contas externas. No terceiro capítulo o foco será direcionado para as teorias em que o consumo de luxo afeta, de maneira crucial, a tecnologia produtiva, para, daí, produzir seus efeitos sobre o investimento e o crescimento. Na conclusão alguns desses argumentos são rememorados com a finalidade de retomar o objetivo inicial exposto nesta introdução.
Palavras-chave: Luxo
Consumo (Aspectos sociais)
Desenvolvimento econômico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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