Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2068
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Intervenção social conhecimento e cidadania: por um jornalismo científico popular e contra hegemônico
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Mauricio Pinto da
Orientador: Braga, William Dias
Resumo: Analisa o jornalismo científico e suas principais características, especialmente no Brasil. Além desta análise, a monografia contempla a proposta de um jornalismo científico popular e contra-hegemônico. As características do jornalismo científico no Brasil fazem com que ele se afaste cada vez mais do cotidiano popular. Hoje, o jornalismo científico possui um dos índices mais elevados de interesse público, porém o índice de compreensão pública da ciência é relativamente baixo se comparado à procura por informação. Apesar deste distanciamento, o jornalismo científico pode desempenhar sua função social quando recusa o discurso hegemônico difundido pelos jornais e serve como instrumento de contra-hegemonia: auxilia na organização das comunidades populares, considera as particularidades sociais e culturais da região, explicita as diferenças sociais existentes, faz parte da construção do desenvolvimento crítico em relação à difusão hegemônica da ciência nos meios de comunicação e contribui para a educação científica e o aumento da compreensão pública da ciência.
Palavras-chave: Jornalismo científico
Contra hegemonia
Intervenção social
Cidadania
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Mauricio Pinto da. Intervenção social conhecimento e cidadania: por um jornalismo científico popular e contra hegemônico. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2068
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCosta.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.