Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2073
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: It's Britney Bitch: o poder da mídia na construção e desconstrução de celebridades
Autor(es)/Inventor(es): Biancovilli, Patrícia
Orientador: Freire Filho, João
Resumo: Analisa a indústria de música popular e sua capacidade de construir e destruir celebridades, tomando como estudo de caso a carreira da cantora Britney Spears. A investigação de sua trajetória tem por base o contraste entre dois momentos: o início da fama, em 1999, quando era considerada a “Queridinha da América”, e sua profunda metamorfose em 2007, ano em que foi acusada de uso de drogas, maltrato aos filhos e toda sorte de atitudes que versam contra a moral e os bons costumes da sociedade ocidental. O estudo tem por base conceitos sobre a teoria da celebridade, como vistos por Marshall, Kotler, Rein, Stoller e Turner, além de análises relativas à pós-modernidade e seus efeitos na indústria fonográfica; ao final, são apresentados os resultados de dois grupos focais feitos com adolescentes da classe média do Rio de Janeiro, para que se desvendem seus anseios e expectativas em relação às estrelas femininas da música pop. O objetivo do trabalho é observar como a indústria do entretenimento produz e lança celebridades-mercadoria a todo momento, que iniciam sua trajetória de declínio a partir do instante em que explodem na grande mídia.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa
Celebridades
Britney Spears
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BIANCOVILLI, Priscila. It’s Britney bitch: o poder da mídia na construção e destruição de celebridades. 2008. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PBIANCOVILLI.pdf587.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.