Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2082
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cooperação empresarial, eficiência e desenvolvimento: os primórdios e a consolidação da Associação Finlandesa dos Fabricantes de Papel (FINNPAP)
Autor(es)/Inventor(es): Virkki, Harri Mikael Barbosa
Orientador: Cruz Filho, Murillo Florindo
Resumo: A partir de documentos referentes à história da Associação Finlandesa dos Fabricantes de Papel (Finnpap), com o objetivo de reforçar a importância desse tipo de instituição para o desenvolvimento industrial, será defendida a hipótese de que a cooperação setorial foi determinante para a consolidação, a hegemonia e a competitividade do papel finlandês em nível internacional. Foram pesquisados os anos iniciais da Finnpap (1918-1921), nos quais foram firmadas as bases sobre as quais essa associação passou a atuar em nome do setor papeleiro da Finlândia. À luz disso procurou-se reforçar o papel e as idéias de personagens historicamente importantes dentro dessa instituição. Conclui-se, portanto, que não só a associação teve um papel determinante como também o momento histórico foi favorável à implantação desse tipo de entidade dentro do quadro político, institucional e econômico da Finlândia pós-Primeira Guerra Mundial.
Palavras-chave: Associação Finlandesa dos Fabricantes de Papel
Desenvolvimento industrial
Institucionalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Mar-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2082
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMBVirkki.pdf526,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.