Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2082
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cooperação empresarial, eficiência e desenvolvimento: os primórdios e a consolidação da Associação Finlandesa dos Fabricantes de Papel (FINNPAP)
Autor(es)/Inventor(es): Virkki, Harri Mikael Barbosa
Tutor: Cruz Filho, Murillo Florindo
Resumen: A partir de documentos referentes à história da Associação Finlandesa dos Fabricantes de Papel (Finnpap), com o objetivo de reforçar a importância desse tipo de instituição para o desenvolvimento industrial, será defendida a hipótese de que a cooperação setorial foi determinante para a consolidação, a hegemonia e a competitividade do papel finlandês em nível internacional. Foram pesquisados os anos iniciais da Finnpap (1918-1921), nos quais foram firmadas as bases sobre as quais essa associação passou a atuar em nome do setor papeleiro da Finlândia. À luz disso procurou-se reforçar o papel e as idéias de personagens historicamente importantes dentro dessa instituição. Conclui-se, portanto, que não só a associação teve um papel determinante como também o momento histórico foi favorável à implantação desse tipo de entidade dentro do quadro político, institucional e econômico da Finlândia pós-Primeira Guerra Mundial.
Materia: Associação Finlandesa dos Fabricantes de Papel
Desenvolvimento industrial
Institucionalismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-mar-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HMBVirkki.pdf526.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.