Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2110
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O desenvolvimento da abordagem evolucionista no pensamento econômico e a consolidação de um programa de pesquisa evolucionário
Autor(es)/Inventor(es): Rovere, Marcello Nadalutti La
Tutor: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumen: Delinea o desenvolvimento da corrente evolucionária em economia. Para tal, buscou-se colocar cronologicamente as contribuições teóricas de uma série de autores relevantes para o desenvolvimento da abordagem evolucionária, destacando-se os aportes de Thorstein Veblen, Armen Alchian e Nelson & Winter. Esta lista de autores não se pretende exaustiva, buscando apenas ressaltar contribuições determinantes na formação do pensamento evolucionário e que colaboraram em momentos e aspectos distintos para a consolidação deste programa de pesquisa. Examinando-se as dificuldades e soluções teóricas encontradas por essa corrente para os diversos problemas enfrentados entende-se que se alcançará uma maior compreensão do programa de pesquisa evolucionário. Propõe-se como fruto do desenvolvimento desta corrente a consolidação de um programa de pesquisa evolucionária alternativo ao programa de pesquisa neoclássico predominante na ciência econômica e mais adequado a analisar e compreender os processos dinâmicos da economia.
Materia: Pensamento econômico
Sistema econômico
Economia evolucionária
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MNLRovere.pdf688.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.