Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2119
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Transmissões ao vivo: estudo de caso do sequestro do ônibus 174
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Bárbara Regina Carvalho dos
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Analisar elementos constitutivos da linguagem do telejornalismo ao vivo e investigar os limites dessa prática. A proliferação de veículos de comunicação, sobretudo na Internet, e a competição travada entre eles evidencia que a velocidade da informação é uma tendência cada vez mais presente na sociedade atual. Decompor o telejornalismo ao vivo em todos os seus elementos permite conhecer melhor o seu processo de produção e funcionamento. Os pontos positivos e as fragilidades do “ao vivo” podem ser detectados a partir da comparação da teoria dos manuais de telejornalismo com a prática das redações e com o material que vai ao ar, sobretudo em uma emissora de jornalismo 24 horas, como é o caso da Globo News. Partindo de alguns estudos de caso, principalmente da cobertura do sequestro do ônibus da linha 174, em 2000, no Rio de Janeiro, procura-se verificar até que ponto a realidade (o acontecimento em si) é captada numa cobertura ao vivo e até que ponto a presença de câmeras para que a transmissão ao vivo seja feita interfere no acontecimento. O estudo adquire importância diante da crescente exigência de imediatismo no noticiário, sobretudo dos canais all news, e da valorização cada vez maior da presença do “ao vivo” nos telejornais.
Palavras-chave: Transmissão ao vivo
Sequestro
Ônibus 174
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jun-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Bárbara Regina Carvalho dos. Transmissões ao vivo: estudo de caso do sequestro do ônibus 174. 2009. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2119
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