Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2153
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Descrição, variação e normatização do português brasileiro na imprensa do século XIX
Autor(es)/Inventor(es): Barrucho, Luís Guilherme Marinho
Orientador: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Resumo: Analisa a variação e a normalização do português brasileiro ao longo do século XIX a partir dos impressos que se seguiram à chegada da Corte ao Brasil. Com a transferência da família real para sua maior colônia, em 1808, a imprensa ganhou sua carta de alforria, já que até então era proibida pela metrópole. Jornais, livros e panfletos acompanharam o surgimento da tipografia nacional e contribuíram para a consolidação da palavra escrita. A pesquisa descreve a formação do português brasileiro desde a chegada dos primeiros colonizadores, sua variação ao longo do século XIX e sua diferenciação em relação ao português europeu atual, que culminou com a existência de gramáticas oficiais e ambas divergentes. Para entender essa dicotomia, são analisados jornais e livros do século XIX, que ora tendiam para uma aproximação à norma culta européia, ora para uma afirmação patriótica, através de regras distintas, como na colocação dos clíticos. A partir deste estudo, são abordadas as polêmicas ortográficas entre os autores da época e o papel da imprensa oitocentista na fundação de políticas educacionais no Brasil. O trabalho propõe um estudo interdisciplinar que pretende evidenciar o mutualismo entre a língua e a comunicação luso-brasileira.
Palavras-chave: Lingua portuguesa
Normatização
Imprensa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Jun-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARRUCHO, Luís Guilherme Marinho. Descrição, variação e normatização do português brasileiro na imprensa do século XIX. 2009. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2153
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBARRUCHO.pdf647,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.