Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2167
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mapeamento de trabalhos científicos: análise das produções monográficas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2011-2015)
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Cristina Lucia Lima
Orientador: Cruz, Giseli Barreto da
Resumo: Aborda a relevância do Trabalho de conclusão de curso para o campo da Educação, sendo conduzido pela seguinte questão: Qual a contribuição das produções monográficas do curso de Pedagogia da FE/UFRJ para o campo da Educação? Os objetivos consistiram em mapear as produções monográficas do curso de Pedagogia da FE/UFRJ, no período de 2011 a 2015, para identificar as áreas e/ou ênfases da Educação mais discutidas; identificar os referenciais teóricos predominantes reconhecendo as recorrências; inventariar as estratégias metodológicas utilizadas nas monografias analisadas caracterizando as predominâncias; analisar a contribuição das disciplinas relacionadas à pesquisa para a construção do trabalho monográfico; e discutir a formação em pesquisa do pedagogo docente. Como referências teóricas utilizadas para embasar a temática optou-se por autores da área da pesquisa educacional, com destaque para Gatti (2007), Lüdke (2009), Pesce e André (2012); para a área de metodologia do trabalho científico a escolha foi pelo autor Severino (2007). Trata-se de um estudo inspirado em pesquisas do tipo Estado da Arte, pois – com base em André (2002), Romanowski e Ens (2006) – o percurso metodológico adotado para o presente trabalho considerou alguns dos princípios conceituais básicos deste tipo de estudo, como análise dos Resumos das monografias levantadas e categorização dos dados obtidos. Foram analisadas 190 monografias, organizadas com base em seis grupos: i- Educação Infantil; ii- Anos iniciais do Ensino Fundamental; iii- Educação de Jovens e Adultos; iv- Gestão educacional; v- Magistério (Curso Normal); vi- Temas em Educação, constatando-se que a área que reúne o maior número de monografias situa-se no primeiro grupo - Educação Infantil, seguida de Formação de professores, no contexto do sexto grupo. Entretanto ressalta-se a necessidade de ampliação nas áreas de estudos das monografias como a escola pública, a docência e a gestão educacional. Evidencia-se a importância da modificação do olhar para a pesquisa tanto por parte dos alunos quanto pelos orientadores, do destaque para o momento de produção de conhecimento; e a importância do acesso aos trabalhos/pesquisas produzidas pelos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ, como forma de divulgação do conhecimento elaborado.
Palavras-chave: Educação
Pesquisa educacional
Pedagogia
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, Cristina Lucia Lima. Mapeamento de trabalhos científicos: análise das produções monográficas do curso. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLLAlves.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.