Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2168
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O mundo em ação: a proposta de ciberativismo da organização Avaaz
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Lia Brum
Tutor: ElHajji, Mohammed
Resumen: Aborda aspectos da mobilização social global propiciada pelas tecnologias contemporâneas de informação e comunicação, por meio do estudo de caso da organização não-governamental internacional Avaaz. Esta convoca indivíduos a se mobilizarem em defesa de causas mundiais a partir do envio de abaixo-assinados eletrônicos (“petições online”), e pode ser classificada como uma promotora do ciberativismo, o qual se entende como uma espécie de militância praticada pela internet e se insere em um contexto de emergência de novas formas de relacionamento entre os seres humanos e organização social em rede, em meio à globalização. O estudo de caso envolve uma análise da instituição Avaaz, de seus mecanismos de atuação e de suas relações com as mídias atuais, na tentativa de evidenciar suas potencialidades e limitações.
Materia: Internet
Novas tecnologias da comunicação
Movimentos sociais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-jul-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Lia Brum. O mundo em ação: a proposta de ciberativismo da organização Avaaz. 2009. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LBRodrigues.pdf3.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.