Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2169
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Imprensa esportiva carioca: modernizações e segmentação: um estudo de caso sobre o diário Lance
Autor(es)/Inventor(es): Farias, Thaís Duarte Meinicke
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: Traça um panorama da imprensa esportiva carioca, desde seu surgimento, no final do século XIX, até os dias atuais. A pesquisa aponta os fatores responsáveis pela criação dessa vertente dentro da prática jornalística e os principais atores que colaboraram para sua expansão, com destaque para os irmãos Mário Filho e Nelson Rodrigues. Como o desenvolvimento da cobertura esportiva está diretamente ligado à popularização do futebol no país, é apresentado um resumo da trajetória do esporte bretão no Rio de Janeiro, descrevendo o processo e os obstáculos enfrentados até que ele se tornasse parte da cultura popular brasileira. Procura-se avaliar a forma como o jornalismo esportivo foi praticado ao longo dos anos, o papel dos veículos especializados e o espaço que essa cobertura vem recebendo nos grandes jornais. Por fim, a pesquisa analisa a trajetória do jornal Lance!, criado em 1997 e, hoje, o maior diário esportivo do país. Para isso, são apresentados os diferenciais contidos em seu projeto, o perfil de seu criador e do leitor idealizado pela empresa, contextualiza-se o sucesso obtido no Rio de Janeiro, expondo seu crescimento e expansão para novas mídias, além da busca por novas vertentes dentro desse nicho.
Materia: Diario Lance
Jornalismo esportivo
Modernização
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-jul-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FARIAS, Thaís Duarte Meinicke. Imprensa esportiva carioca: modernizações e segmentação: um estudo de caso sobre o diário Lance. 2009. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TDMFarias.pdf420.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.