Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2172
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O livro infantil digital: reflexões sobre a literatura infantil na tela
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Amanda Elias dos
Orientador: Corsino, Patrícia
Resumo: Analisa características de livros digitais infantis disponíveis no mercado editorial brasileiro, no ano de 2015, e como objetivos específicos: i) identificar características comuns aos livros infantis digitais disponíveis nos sites de editoras brasileiras; ii) diferenciar livro digitalizado de livro digital; iii) analisar os livros digitais infantis que ganharam o prêmio Jabuti em 2015. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se: uma revisão bibliográfica nos Portais da CAPES e do Scielo para traçar um panorama das produções acadêmicas e dialogar com os autores; pesquisa de livros digitais disponíveis no site de diferentes editoras e leitura e análise dos livros ganhadores do Prêmio Jabuti 2015 na categoria livro infantil digital. O trabalho está organizado em três partes: na primeira, discuto o livro digital a partir da revisão bibliográfica e apresento diferenças entre livro digital, e-book, jogo eletrônico para pensar a literatura digital e o direito à literatura; na segunda parte, faço um passeio pelas editoras estantes/bibliotecas virtuais, e trago a conhecimento os livros ganhadores do prêmio Jabuti 2015 na categorial infantil digital, suas características, como ele se apresenta ao leitor e possibilidades de interação entre o leitor e a obra. Por fim concluo trazendo algumas reflexões acerca dos livros infantis digitais. Ao término desta pesquisa, foi possível observar que no mundo contemporâneo, os modos de vida, mudaram as maneiras de ler e interagir com o que se lê também. Apesar do mercado estar produzindo obras digitais, observou-se a pouca presença de trabalhos científicos sobre o livro infantil digital e as possibilidades de leitura das crianças contemporâneas o que aponta a necessidade de se investir em pesquisas sobre o tema. A pesquisa evidenciou também que o livro infantil digital, diferentemente do que o senso comum supõe, é um recurso acessível apenas para alguns tanto pelo sistema em que é produzido-o IOS que exige um equipamento da Apple Store-, quanto pelos preços praticados pelo mercado editorial.
Palavras-chave: Livro infantil
Livro eletrônico
Literatura infantil
Scielo livros
Portal de Periódicos da Capes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Amanda Elias dos. O livro infantil digital: reflexões sobre a literatura infantil na tela. 2017. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2172
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AESantos.pdf5,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.