Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2184
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Contribuições para o debate sobre o novo marco regulatório do petróleo: o pré-sal e o desenvolvimento econômico e social
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Gabriel Browne de Deus
Tutor: Pinto Júnior, Helder Queiroz
Resumen: A indústria nacional de petróleo foi construída a partir do entendimento de que a apropriação e o controle do processo produtivo dos hidrocarbonetos seriam essenciais ao desenvolvimento do país. Com as descobertas dos reservatórios do pré-sal, o governo brasileiro visualizou a necessidade dessa maior intervenção sobre a indústria, adotando o regime de partilha de produção através do estabelecimento de um novo marco regulatório. O objetivo do presente trabalho é analisar as perspectivas da indústria nacional do petróleo diante do estabelecimento desse novo marco. São avaliados, através do exame mais profundo de sua evolução histórica, como se deu o desenvolvimento da indústria do petróleo no Brasil, e sob o novo contexto, se analisam as principais justificativas para a adoção do modelo de partilha exclusivo para as áreas de pré-sal. A partir disso, é apresentada uma discussão sobre as participações governamentais e a importância da utilização do Fundo Soberano como instrumento de política econômica, discutindo sua relevância para o desenvolvimento socioeconômico no Brasil.
Materia: Desenvolvimento econômico
Indústria petrolífera
Economia brasileira
Política econômica
Desenvolvimento social
Pré-sal
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GBDRibeiro.pdf870.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.