Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2194
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Yes we can: as ferramentas de internet na campanha política de Barack Obama
Author(s)/Inventor(s): Silva, Fabíola Bezerra
Advisor: Antoun, Henrique
Abstract: O modo de se fazer política mudou no século XXI. Este estudo analisa o contexto histórico que tornou possível a eleição do presidente Barack Obama através do uso consciente de ferramentas específicas de Internet, como blogs, sites de relacionamento, emails e You Tube, em campanhas eleitorais. Para isso, foram estudadas as principais características da Internet e como a sociedade hoje a incorporou no seu dia a dia. Sob o fundo da campanha de Obama em 2008, tentou-se buscar as respostas para o sucesso da construção de uma imagem política com a ajuda da Internet em outras campanhas, como a de Howard Dean em 2004, e tentou-se projetar as conseqüências da participação online de eleitores em campanhas de outros países, como no Brasil.
Keywords: Campanha eleitoral
Internet
Meios de comunicação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Jul-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Fabíola Bezerra. Yes we can: as ferramentas de internet da campanha política de Barack Obama. 2009. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSILVA.pdf315.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.