Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/220
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação heurística de sites sob a ótica da usabilidade: o caso das 5 maiores empresas do setor de telecomunicações do ano de 2011
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Taís Elaine
Orientador: Sá, Maria Irene da Fonseca e
Coorientador: Britto, Andre Luiz de Souza
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) trouxeram mudanças profundas no campo educacional, no mercado de trabalho, no governo, nas empresas e na relação entre as pessoas. No século XXI houve a popularização do computador e da internet minimizando barreiras geográficas e limitações de tempo, mudando toda a estrutura do Mercado. Assim, as instituições ao perceberam este novo cenário começaram a construir seus ambientes na web. Muitos usuários desistem hoje de encontrar uma informação na internet ou fazer uma compra pela a dificuldade de encontrar o que é desejado e é nesse cenário que surge o profissional em Arquitetura da Informação. Sua maior preocupação é construir ambientes na web centrado na ótica da usabilidade. Existem muitos tipos de teste de usabilidade. Um dos mais utilizados é as heurísticas de Nielsen que consistem em dez itens a serem verificados por avaliadores a fim de testar a usabilidade de um site. O objetivo desta pesquisa foi verificar os sites das 5 maiores empresas por vendas liquidas no ano de 2011, no setor de telecomunicações sob a ótica da usabilidade de seus sites. De acordo com o ranking feito pela revista Exame em 2011, as cincos empresas foram a Vivo S.A, a Tim celular S/A, a Telefonica Brasil S/A, a Telemar Norte Leste S/A e Claro S/A. A metodologia adotada fundamenta-se no levantamento da literatura específica sobre o assunto e analise da usabilidade do sites, se baseando nas 10 regras de avaliação heurísticas projetadas pro Jacob Nielsen. Os resultados obtidos foram: A Vivo detém o melhor site, junto com a Oi, repetindo o bom posicionamento no ranking de vendas; as empresas Claro e a Tim tiveram os piores desempenho, deixando de cumprir três heurísticas cada uma.
Palavras-chave: Arquitetura de informação
Usabilidade
Heurísticas de Nielsen
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/220
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação_Heurística_de_sites_sob_a_ótica_da_usabilidade_SILVA_Taís.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.