Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2225
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A contribuição do PIBID para a inserção docente em uma escola montessoriana
Autor(es)/Inventor(es): Marinheiro, Josué de Melo
Orientador: Cruz, Giseli Barreto da
Resumo: Analisa a contribuição da iniciação à docência através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a inserção profissional docente em uma escola montessoriana. Tal análise visa identificar a existência de elementos que tenham feito parte do trabalho no projeto, os quais tenham auxiliado na inserção. Para alcançar este objetivo, traz como questões o modo como se desenvolve a docência em uma escola montessoriana, quais desafios o professor iniciante enfrenta nesta modalidade pedagógica e como a experiência obtida no PIBID pode ter favorecido o enfrentamento destes desafios de inserção. Parte-se da perspectiva teórico-metodológica de que a pesquisa da própria prática constitui uma potente estratégia de formação docente (ESTEBAN; ZACCUR, 2002; CRUZ, 2007). A pesquisa foi desenvolvida tanto por intermédio da elaboração do memorial de formação fundamentado por Silva et al (2016), quanto ao tratar da importância da escrita de si mesmo defendido por Flores (2010).
Palavras-chave: Formação de professores
Pedagogia
Método Montessori
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARINHEIRO, Josué de Melo. A contribuição do PIBID para inserção docente em uma escola montessoriana. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMMarinheiro.pdf687.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.