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dc.contributor.advisorCruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.authorMarinheiro, Josué de Melo-
dc.date.accessioned2017-06-08T18:06:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:05Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.citationMARINHEIRO, Josué de Melo. A contribuição do PIBID para inserção docente em uma escola montessoriana. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2225-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMétodo Montessoript_BR
dc.titleA contribuição do PIBID para a inserção docente em uma escola montessorianapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5755499489661099pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Danielle de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8496958658126216pt_BR
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a contribuição da iniciação à docência através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a inserção profissional docente em uma escola montessoriana. Tal análise visa identificar a existência de elementos que tenham feito parte do trabalho no projeto, os quais tenham auxiliado na inserção. Para alcançar este objetivo, traz como questões o modo como se desenvolve a docência em uma escola montessoriana, quais desafios o professor iniciante enfrenta nesta modalidade pedagógica e como a experiência obtida no PIBID pode ter favorecido o enfrentamento destes desafios de inserção. Parte-se da perspectiva teórico-metodológica de que a pesquisa da própria prática constitui uma potente estratégia de formação docente (ESTEBAN; ZACCUR, 2002; CRUZ, 2007). A pesquisa foi desenvolvida tanto por intermédio da elaboração do memorial de formação fundamentado por Silva et al (2016), quanto ao tratar da importância da escrita de si mesmo defendido por Flores (2010).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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