Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22322
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Discursos sobre estudar-trabalhar na paisagem linguística da Faculdade de Letras/UFRJ |
Author(s)/Inventor(s): | Guerra, Beatriz Pereira Hirtz |
Advisor: | Fabrício, Branca Falabella |
Abstract: | Este trabalho explora, na perspectiva da geosemiótica, a paisagem linguística da Faculdade de Letras/UFRJ. O objetivo desta pesquisa é analisar quais Discursos sobre a tensão estudar-trabalhar circulam nesse espaço, procurando entender as implicações ideológicas da interação entre signos, espaço e Discursos. Para isso, a pesquisa se insere no campo da etnografia da linguagem, e utilizou a fotografia como método de geração de dados. Ao longo de cinco meses, foram tiradas fotografias em diferentes locais da Faculdade de Letras/UFRJ, incluindo salas de aula, corredores, banheiros e áreas externas. A partir da análise dessas imagens, foi observado que a paisagem linguística da Faculdade de Letras/UFRJ é marcada por tensões no que toca o sucateamento do ensino superior público e em relação ao impacto desse descaso na vida do/a estudante-trabalhador/a. Além disso, também foi possível identificar Discursos que reproduzem ideologias conservadoras que depreciam a juventude universitária. O trabalho por fim buscou gerar entendimentos das dificuldades que estudantes, consideradas/os como parte da classe trabalhadora, enfrentam para concluir a graduação. |
Keywords: | Identidade linguística Paisagem linguística Educação |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BPHGuerra.pdf | 674.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.