Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2237
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel dos cadernos de informática: segmentação no jornalismo impresso na era digital
Autor(es)/Inventor(es): Guerin, Dominique Isabelle da Silva
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Analisa o processo de seleção, edição e produção das notícias nos cadernos de Informática e a sua função na manutenção das empresas de jornalismo impresso no contexto da era digital. O estudo do surgimento e desenvolvimento da imprensa evidência que a “cadernização” dos jornais - amplamente incorporada aos veículos de informação, no final do século passado, com a consolidação do modelo de editorias - está integrada às estratégias comerciais deste segmento. Diante da crise estrutural da mídia impressa, agravada pelo fortalecimento da Internet como espaço de busca e troca de informações, a disputa por audiência e receita suscita novas inquietações relacionadas ao destino dos jornais e à função social do jornalismo. Alguns especialistas acreditam na coexistência dos jornais impressos e da mídia digital se os jornais investirem em qualidade, profundidade e contextualização das notícias. Partindo da análise dos cadernos de Informática dos jornais O Globo e O Dia, procura-se refletir sobre o poder transformador das novas tecnologias na atividade jornalística, a interface entre os jornalismos impresso e on-line, a segmentação de mercado e novas possibilidades de explorar o campo da comunicação.
Palavras-chave: Segmentação de mercado
Jornalismo especializado
Sociedade da informação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUERIN, Dominique Isabelle da Silva. O papel dos cadernos de informática: segmentação no jornalismo impresso na era digital. 2010. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DGuerin.pdf952.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.