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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A economia do conhecimento: como o novo paradigma tecnológico afetou os negócios do século XXI: o caso Google
Autor(es)/Inventor(es): Noronha, Vitor Branco
Orientador: Tigre, Paulo Bastos
Resumo: Versa sobre a ascensão da economia do conhecimento e seus desdobramentos sobre a economia e o ambiente de negócios do século XXI, tendo como estudo de caso o Google, escolhido por ser a empresa que introduziu inovações importantes, que influenciaram não só a indústria de tecnologia, mas também uma gama de novos negócios na internet. O objetivo é demonstrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conseguiram se expandir para todo o tecido econômico e como isso resultou na ascensão dos mercados de nicho que até então não eram explorados pelas grandes empresas oligopolistas do paradigma fordista-taylorista do século XX. Para tanto, é feita uma revisão do contexto histórico, institucional e tecnológico que permeou as firmas com a inserção das TIC elevando o conhecimento ao cargo de principal insumo da nova economia. Para fundamentar o entendimento do novo paradigma, é feito também um estudo sobre os principais conceitos que norteiam a economia do conhecimento como a ascensão da microeletrônica e da Lei de Moore e suas conseqüências sobre o tripé da economia digital; o desenvolvimento das economias de redes; a propriedade intelectual; a influência das TIC sobre os custos de transação e a oportunidade que a tecnologia trouxe para exploração econômica dos mercados de nicho. Por fim, é apresentado em detalhes qual foi a contribuição trazida pelo Google em termos tecnológicos – através do algoritmo lógico-matemático Pagerank e das ferramentas publicitárias Adwords e Adsense – mas principalmente no que tange seu modelo de negócios que permitiu a fragmentação dos mercados de massa no que se convencionou chamar de teoria da Cauda Longa.
Palavras-chave: Ditribuição de frequência
Economia do conhecimento
Inovações tecnológicas
Indústria de tecnologia
Tecnologia da informação
Propriedade intelectual
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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