Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2250
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Assessoria de imprensa da polícia militar do Estado do Rio de janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Marlisa de Oliveira Amorim
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Uma organização, seja ela pública ou privada, precisa estabelecer comunicação com seus públicos. Sendo assim é importante analisar a Comunicação Organizacional e seus desdobramentos. Uma de suas áreas é a assessoria de imprensa, que tem como função produzir, em linguagem jornalística, material de divulgação da Corporação para ser exibido ou trabalhado pelos meios de comunicação. Esta monografia traça um retrato da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, delineando sua trajetória desde sua criação até os dias de atuais. O objetivo do estudo é refletir sobre a importância estratégica da Assessoria de Imprensa tendo esse setor da PMERJ como estudo de caso. A metodologia baseou-se em entrevistas com os assessores da Corporação, bem como uma pesquisa de campo com os jornalistas que diariamente solicitam informações da Polícia Militar. A partir do estudo pode-se delinear como a Assessoria de Imprensa da PM é avaliada hoje pelos profissionais que a procuram. Assim, pode-se traçar propostas de mudanças que visem aprimorar o relacionamento da Corporação com a imprensa e com isso acarretar a melhora de sua Imagem Institucional perante a sociedade fluminense.
Palavras-chave: Assessoria de imprensa
Policia militar
Imagem organizacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NEVES, Marlisa de Oliveira Amorim. Assessoria de imprensa da polícia militar do Estado do Rio de janeiro. 2010. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MNEVES.pdf3.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.