Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2254
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo feminino e sociedade de consumo: estudo de caso do caderno Ela do jornal O Globo
Autor(es)/Inventor(es): Salles, Camila Cabral
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Analisa a evolução histórica do jornalismo feminino no Brasil, na tentativa de entender mais profundamente suas características, estratégias lingüístico-discursivas, intenções, bem como seus assuntos mais recorrentes. Busquei analisar a representação da mulher na imprensa feminina brasileira e levantar alguns questionamentos: qual a imagem transmitida (ou que se tenta transmitir) pelos veículos especializados em públicos femininos? Que esteriótipos, modas, modelos, modismos, estrangeirismos, nacionalismos, enfim, qual ideologia que se buscar comunicar? O estudo também analisa a relação entre jornalismo feminino e sociedade de consumo, trabalhando outros temas contemporâneos importantes como construção de identidade e estilos de vida. Devido à impossibilidade de uma análise mais profunda sobre a representação da mulher ao longo dos anos – visto que são mais de dois séculos de existência da imprensa feminina -, busquei delimitar o objeto de pesquisa através de um estudo de caso. Assim, os conteúdos veiculados no caderno ELA, suplemento semanal do jornal O Globo, foram minuciosamente avaliados, a fim de perceber como a imprensa feminina constrói e espelha múltiplas imagens da mulher do século XXI.
Palavras-chave: Jornalismo
Consumo
Mulheres
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SALLES, Camila Cabral. Jornalismo feminino e sociedade de consumo: estudo de caso do caderno ELA do Jornal O Globo. 2009. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSALLES.pdf208.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.