Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2257
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O desenvolvimento linguístico e educacional de uma menina recém-implantada: um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Maria de Fátima Costa
Tutor: Kelman, Celeste Azulay
Resumen: Observa as questões de leitura e escrita de pacientes implantados ou usuários de prótese auditiva. A pesquisa aqui desenvolvida, de cunho qualitativo, teve como objetivo analisar se a cirurgia de implante coclear seguida de terapia fonoaudiológica associada ao atendimento educacional especializado auxilia o letramento e a aprendizagem da língua portuguesa. A pesquisa tem o perfil metodológico de observação participante e pesquisa-ação. Foi realizada a partir de um estudo de caso de uma menina de quatro anos recém-implantada no Hospital Universitário, com o intuito de estudar e retratar se a cirurgia de implante coclear e o adequado acompanhamento pós-cirúrgico auxiliam o letramento e de que forma contribui para o desenvolvimento linguístico de uma menina surda em fase pré-escolar. Após ter sido implantada, a referida menina passou a ter atendimento sistemático de fonoaudiologia. A pesquisa foi efetuada ao longo dos meses: abril, julho, agosto, setembro, outubro e novembro do ano de 2016. Este estudo monográfico iniciou-se a partir da autorização dos responsáveis da criança, da equipe médica e da fonoaudióloga que a atende há mais de um ano. Para embasar o mesmo, foram feitos atendimentos pedagógicos, fonoaudiológico e estimulação precoce com o objetivo de avaliar os processos de aquisição de conhecimento nessa menina, ainda relativamente nova. O estudo buscou avaliar se a menina pode se desenvolver mais rapidamente, com os apoios sistemáticos de fonoaudiologia e do atendimento educacional especializado,comprovando a importância da plasticidade neuronal.
Materia: Letramento
Implante coclear
Desenvolvimento linguístico
Linguagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Maria de Fatima Costa. O desenvolvimento linguístico e educacional de uma menina recém-implantada: um estudo de caso. 2017. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MFCSilva.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.