Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Maria Margarida Pereira de Lima-
dc.contributor.authorQueiroz, Lívia da Silva-
dc.date.accessioned2017-06-14T18:55:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Lívia da Silva. Currículo de ciências: os três primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2260-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleCurrículo de ciências: os três primeiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3774832858930395pt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166402724998295pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Luiza-
dc.description.resumoAnálise dos cadernos pedagógicos de Alfabetização utilizados no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, entre 2013/2015, direcionados aos três primeiros anos do ensino fundamental, que são caracterizados por proposições de integração curricular. Investigo de que forma o ensino de Ciências é tratado em materiais didáticos de alfabetização e, em que medida, ocorrem processos de disciplinarização nesse segmento. Com base em Goodson (1997) entendo o currículo como sócio-histórico e, portanto, imbuído de sentidos atribuídos por grupos organizados em torno da disciplina escolar Ciências que são responsáveis pela seleção e organização de seus conhecimentos, mas que, todavia, não são homogêneos. Logo, o que se ensina em Ciências possui características específicas dos contextos escolares, pois atende a finalidades próprias da educação escolar. Os resultados indicam que os materiais analisados sofrem influência da disciplina escolar Ciências. Os conhecimentos dessa área aparecem, inicialmente, em propostas pedagógicas que objetivam contribuir para o processo de alfabetização das crianças. Essas propostas se aproximam das finalidades pedagógicas e utilitárias. Entretanto, outros saberes vão sendo introduzidos por meio de atividades que se integram também com as finalidades acadêmicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSQueiroz.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.