Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2263
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O movimento estudantil de 1968 na mídia: diferenças entre a cobertura realizada hoje e há quarenta anos atrás
Autor(es)/Inventor(es): Gaspar, Carolina Barreto da Silva
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: Analisa a cobertura jornalística de algumas das mobilizações estudantis mais marcantes ocorridas no ano de 1968 no Brasil. Essa análise teve como objeto tanto a cobertura realizada na época em que se deram os fatos quanto a comemoração dos quarenta anos dos mesmos acontecimentos celebrada nas páginas do jornal O Globo. O principal objetivo desta pesquisa é estabelecer uma comparação entre a maneira como esse periódico abordou os acontecimentos de 1968 no momento em que eles se deram e a forma como o fizera quarenta anos depois, em 2008. Como não poderia deixar de ser, as diferenças de contexto histórico vivenciadas entre 1968 e a atualidade produziram abordagens diferenciadas pela mídia a respeito dos mesmos acontecimentos. A pesquisa se dedica, portanto, a demonstrar essas diferenças e refletir sobre o seu significado. Outro ponto importante a ser destacado nesse trabalho é a reflexão a respeito da atual tendência memorialística dos veículos de mídia, que têm se ocupado cada vez mais do processo de construção da memória social. A cada dia, eles trazem à população uma verdadeira enxurrada de eventos supostamente memoráveis. As causas e efeitos desse fenômeno são também objeto de análise deste trabalho.
Materia: Mídia impressa
Reportagem
Movimento estudantil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GASPAR, Carolina Barreto da Silva. O movimento estudantil de 1968 na mídia: diferenças entre a cobertura realizada hoje e há quarenta anos atrás. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CGASPAR.pdf513.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.